domingo, 7 de novembro de 2010

Definições...

Para iniciarmos nosso bate-papo, achamos interessante destacar algumas definições, alguns termos e expressões usadas. E a primeira que escolhemos não poderia deixar de ser: Arquitetura!

Definição no Houaiss - substantivo feminino
(Rubrica) Arquitetura. arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes para abrigar os diversos tipos de atividades humanas, visando também a determinada intenção plástica.
(Por extensão de sentido). Arquitetura: conjunto de elementos que perfazem um todo; estrutura, natureza, organização

(Sentido figurado) Arquitetura: elaboração de um empreendimento futuro; plano, projeto.

A Arquitetura deve obedecer à algumas técnicas e conceitos de ergonomia e estética. Costumamos dizer que uma boa Arquitetura nem sempre é captada ao olhar, mas é sentida, pela boa disposição dos ambientes e móveis, pelas cores, iluminação, pelos espaços funcionais e harmônicos. Já uma arquitetura ruim é facilmente percebida, pois em algum momento ela incomoda.

Um bom exemplo é a iluminação natural. Quando bem projetada, temos ambientes claros que aproveitam ao máximo a luz do sol, adiando o uso da luz elétrica. Percebemos quando entramos em um ambiente mal planejado que não possui luz natural: o ambiente está escuro demais ou com excesso de luz artificial, e ambos incomodam. Além disso, gera um custo maior de energia elétrica, onerando o meio ambiente.

Outros exemplos: escadas mal projetadas, com degraus curtos ou altos demais, nos dão a impressão de falta de coordenação; tomada longe de uma mesa de trabalho para ligar um notebook ou um interruptor longe da cama para apagarmos a luz ao deitar....

Sendo assim, a Arquitetura tem que se preocupar com todos os aspectos que irão interferir diretamente na vida das pessoas, podendo simplificá-la expressivamente.

Até mais!!!